Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

oraviva

oraviva

14
Nov19

Escrever na 1ª pessoa

publicado por júlio farinha

   Escrever é um acto enriquecedor. Aqueles que escrevem por prazer e sem outro interesse para além da partilha dão muito de si, no caso em que escrevam com alma. Pode-se escrever, como sugere  o Sapo, sobre experiências pessoais, futebol, humor, livros, moda, opinião, quotidiano. Sobre tudo o que ao homem e à mulher diz respeito. 

   O acto da escrita é como o desabrochar de uma flor. De uma planta que se dá ao mundo nasce, depois de um período mais ou menos breve, um produto cheio de cor. A  escrita, é um resultado de uma maturação, de um sentir, de um refectir, e de um amar. Escrever, tal como o ler, enriquece-nos e faz-nos maiores. A escrita é criação. É uma actividade cultural da melhor espécie. Mas, atenção. Escreve-se bem, e outras vezes mal.  A quem escreve mal aconselha-se, para além de muita escrita e uma observação atenta ao que vai pelo mundo, muito treino de redacção. Não escreve bem quem quer, mas quem pode.

   Quanto aos conteúdos, há os que se prestam mais à eficácia do que outros. Mas não é menos verdade que há na blogosfera belíssimos textos sobre o futebol e péssimos pseudo escritos de filosofia. Há quem extraia autênticas pérolas de humor ácerca de um texto sobre gatos, por exemplo, e quem não tire uma pinga de graça sobre um incidente caricato passado com um ministro. 

   O autor deste texto não tem a presunção de escrever bem. Esforça-se em não cometer grandes erros, e tenta convocar algum interesse pelos conteúdos, pelo que conta com a benevolência dos leitores. Tenho a noção que o que escrevo é lido por algumas pessoas e que entre elas estão bastantes que sabem e fazem mais do que eu. A todos as minha desculpas pela pobreza de alguns escritos, pelos eventuais erros de ortografia, de pontuação, e imprecisões naquilo que debito.

   Escrever, escrever é o desafio. Mas escrever com alma e intencionalidade. Se isso se der, poderemos um dia escrever sobre tudo e à medida de cada um de nós.

 

 

35 comentários

Comentar post

mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D