Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

oraviva

oraviva

21
Dez18

Força e talento em Música no Coração

publicado por júlio farinha

Neste natal, a 24 de Dezembro, o filme Música no Coração (Sound of music), vai ser visto pela 11ª vez na televisão portuguesa (canal 1).

   O filme, em adaptação, é interpretado Por Julie Andrews (Maria) e Cristopher Plummer (capitão von Trapp) e a versão actualizada data de 1965.

   A sua passagem televisionada, na versão de R.Wise, justifica-se pelo seu drama, musicalidade, romance e comédia. É um clássico do cinema e colectou cinco óscares em 1966, incluindo o de melhor filme do ano.

   Maria (Julie Andrews) é uma candidata a noviça num convento de Salzburgo (Áustria) mas acaba por ser "cooptada" pelo viúvo, von Trapp. ex-capitão da Marinha (Cristopher Plummer) para cuidar e educar os seus sete filhos. De perceptora das crianças a esposa do ex-capitão, os dois acabam por constituír um par não homogéneo mas complementar no modo de ser. O filme narra as aventuras do casal von Trapp e sobressai a autoridade do amor face à força da autoridade. O tratamento de suprema alegria, paciência, bondade, dedicação e amor às crianças e a seu pai tornam Maria uma referência educativa de elevado valor.

   A educação de Maria e a forma como  encheu os corações das crianças foi rebelde em relação à instrução de von Trapp, educado  e reflector nas atitudes militaristas. Na contradição comportamental entre os dois, o amor venceu a frieza e as regras inflexíveis.

   Foi a circunstância da vitória da nobreza da alma que levou von Trapp a reagir ao "apelo" e não aceitar a "proposta" de assimilação do ainda mais rigoroso e ultrajante militarismo  das hostes invasoras hitlerianas. Recusando a integração na Marinha nazi, o casal quis saír do país, mas as fronteiras fecharam-se-lhe. Em fuga, a pé, pelas montanhas, a família von Trapp subiu e desceu montanhas na companhia das belas músicas e soberbas paisagens. O amor venceu, e a Razão também.

 

Fontes: 1.Joana Amaral Cardoso, Televisão, in Público, "0/12/2018

  1.      https://pt.Wikipedia.org/wiki/The sound of music

mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D