Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

oraviva

oraviva

21
Dez18

Força e talento em Música no Coração

publicado por júlio farinha

Neste natal, a 24 de Dezembro, o filme Música no Coração (Sound of music), vai ser visto pela 11ª vez na televisão portuguesa (canal 1).

   O filme, em adaptação, é interpretado Por Julie Andrews (Maria) e Cristopher Plummer (capitão von Trapp) e a versão actualizada data de 1965.

   A sua passagem televisionada, na versão de R.Wise, justifica-se pelo seu drama, musicalidade, romance e comédia. É um clássico do cinema e colectou cinco óscares em 1966, incluindo o de melhor filme do ano.

   Maria (Julie Andrews) é uma candidata a noviça num convento de Salzburgo (Áustria) mas acaba por ser "cooptada" pelo viúvo, von Trapp. ex-capitão da Marinha (Cristopher Plummer) para cuidar e educar os seus sete filhos. De perceptora das crianças a esposa do ex-capitão, os dois acabam por constituír um par não homogéneo mas complementar no modo de ser. O filme narra as aventuras do casal von Trapp e sobressai a autoridade do amor face à força da autoridade. O tratamento de suprema alegria, paciência, bondade, dedicação e amor às crianças e a seu pai tornam Maria uma referência educativa de elevado valor.

   A educação de Maria e a forma como  encheu os corações das crianças foi rebelde em relação à instrução de von Trapp, educado  e reflector nas atitudes militaristas. Na contradição comportamental entre os dois, o amor venceu a frieza e as regras inflexíveis.

   Foi a circunstância da vitória da nobreza da alma que levou von Trapp a reagir ao "apelo" e não aceitar a "proposta" de assimilação do ainda mais rigoroso e ultrajante militarismo  das hostes invasoras hitlerianas. Recusando a integração na Marinha nazi, o casal quis saír do país, mas as fronteiras fecharam-se-lhe. Em fuga, a pé, pelas montanhas, a família von Trapp subiu e desceu montanhas na companhia das belas músicas e soberbas paisagens. O amor venceu, e a Razão também.

 

Fontes: 1.Joana Amaral Cardoso, Televisão, in Público, "0/12/2018

  1.      https://pt.Wikipedia.org/wiki/The sound of music

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D