Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

oraviva

oraviva

04
Jul18

Um passo estratégico à retaguarda

publicado por júlio farinha

   As primeiras reuniões realizadas ao abrigo das sequestradoras instruções de um colégio que devia ser o primeiro a seguir a lei foram, certamente, um vexame para os professores que as não queriam realizar com o signo da ilegalidade e da irresponsabilidade pedagógica. Devem ter sido as reuniões mais tristes e humilhantes que os professores fizeram. O governo pode ter conseguido, trapaceiramente, atingido os seus intentos, mas cometeu um erro estratégico cujos efeitos lhe cairão em cima. O PS tornou-se definitivamente indigno da cruz no boletim de voto da esmagadora maioria dos professores.

   Tal como no início do problema da não consideração da contagem integral do tempo de serviço confiscado aos docentes, deixo aqui a minha solidariedade, ciente que nesse sentido me seguem muitos professores aposentados e cidadãos.

   A luta foi suficientemente longa e forte para que possa ser definitivamente derrotada. A História é feita de avanços e recuos e, enquanto permanecerem nas escolas aqueles que tão galhardamente se bateram, o fim do processo acabará com a sua vitória. Porque reside neles a força da razão, a força que a dureza da luta lhes transmitiu. O ME não derrotou os professores, tornou-os mais fortes para o combate que em ocasião propícia os levará à vitória.  

  Entretanto, julgo que os professores não devem abandonar a luta, e as greves às avaliações dos restantes anos de escolaridade são para continuar - dando mais força aos sindicatos na reunião com o ME. Se as negociações de dia 11/7 não derem em nada – o que é provável – exija-se que os sindicatos marquem uma grande Manifestação Nacional. Se as negociações não resultarem, ninguém tenha dúvidas que a luta tem que sair à rua. Só esta pode pesar no governo e no Parlamento. 

mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D